“… a minha família é a mais pobre em Manasses e eu sou o mais jovem da casa do meu pai” (Jz 6.15)
Essas foram as justificativas que Gedeão deu ao anjo do Senhor quando esse o chamou à missão de salvar Israel das mãos dos midianitas. Que era pobre e sem experiência.
O povo de Deus sofria a exploração de Midian. Tudo o que os israelistas plantavam, todas suas criações e posses eram tomadas pelos midianitas que, além de roubar tudo o que Israel tinha, ainda arrasava com todas as suas aldeias.
No meio de toda essa desgraça, Israel clamou a misericórida de Deus. E o Senhor enviou um anjo que chamou a Gedeão para que esse libertasse o povo da exploração por parte de Midian.
Imagine a situação de Gedeão. Diz a palavra que Midian era muito mais forte do que Israel. No versículo 5 do capítulo 6 de Juízes, lemos:
…(Os midianitas) chegavam numerosos como gafanhotos – eles e seus camelos eram inumeráveis – e entravam na terra para arrasá-la.
Gedeão era um jovem simples. Sua família era pobre e ele trabalhava na roça. Como aquele rapaz poderia vencer os midianitas e ainda mais, todos de uma vez como o próprio Senhor mandou dizer?
Mas Deus não leva em consideração a condição social e econômica, nível de cultura e idade de quem ele chama para exercer a missão profética.
O que importa é ouvir a voz de Deus, seguir seus passos, obedecer e jamais se desviar, pois quem realiza o milagre é o próprio Deus. Ele mesmo quem garantiu a Gedeão:
Eu estarei contigo: assim derrotarás os midianitas, todos ao mesmo tempo. (Jz 6,16)
Se você não ocupa uma posição social privilegiada não interessa. Se é pobre ou de famíla pobre não importa. Se não tem instrução não faz diferença. A sua idade, o trabalho que exerce, nada disso interefere no chamado que Deus faz a você, nada disso o impede de ser um profeta nos dias de hoje. Sabe por que? Porque tudo isso passa. O status social passa, o dinheiro passa, o conhecimento acadêmico passa, a falta de experiência passa, a profissão passa. Só permancem as palavras que Deus quer transmitir através da sua boca e do seu testemunho.
O passo agora, então, é confiar na presença de Deus que garante a vitória e refletir no que se caracteriza como sendo os midianitas que arrasam sua vida e/ou arrasam a vida dos seus para você saiba contra o que ou quem você precisa combater.
Que você confie nessas palavras que não passam e, como Gedeão, derrote todos os midianitas que oprimem a você e ao povo de Deus a sua volta, pois Ele mesmo é quem garante:
Eu estarei contigo: assim derrotarás os midianitas, todos ao mesmo tempo. (Jz 6,16)
Este artigo foi extraído do livro: A experiência de ouvir e transmitir a voz de Deus, que será lançado no Seara 2008