Na noite desta terça-feira, 15, o Papa Bento XVI, como Bispo de Roma, fará a abertura do Congresso Diocesano na Basílica de São João de Latrão. O tema do encontro, este ano, é “Seus olhos se abriram, reconheceram-no e anunciaram-no. A Eucaristia dominical e o testemunho da caridade”.
O congresso vai analisar o trabalho realizado no ano pastoral 2009-2010 e delinear propostas concretas para reforçar a liturgia e a caridade na ação cotidiana das comunidades eclesiais da diocese. Segundo um subsídio preparado pelo Vaticano, “uma madura consciência da realidade eucarística oferece ao cristão uma nova percepção do seu ‘ser Igreja’ em comunhão com os irmãos”.
Neste contexto, emerge que o domingo é o dia da família, dos jovens, dos pobres e dos sofredores. A participação na Eucaristia dominical reforça no fiel a dignidade e o dever missionário a que é chamado e lhe explica que o ‘Ide em paz’ não é um ‘tchau’, mas um envio missionário ao anúncio da Boa Nova e da caridade vividas na celebração eucarística.
Ao chegar à Basílica Lateranense, Bento XVI fará inicialmente uma oração e depois da saudação do Cardeal-Vigário, Agostino Vallini, proferirá o seu discurso.
O Congresso termina na quinta-feira, 17, com assembléias em cada uma das 336 paróquias da Diocese de Roma.
FONTE: www.cancaonova.com