Aproximadamente quatro mil fiéis compareceram a Arquidiocese de Mariana para as comemorações do DIA DA ARQUIDIOCESE

Foram quase 80 ônibus, vans, caravanas de todas as partes da Arquidiocese. Fiéis vindos das mais diversas cidades para celebrar o Dia da Arquidiocese de Mariana, missa que foi realizada na Praça da Sé, em Mariana, e contou com boa parte do clero, seminaristas, diáconos e religiosos (as).

Era bonito ver chegando a multidão, as dezenas de ônibus estacionados na rodoviária da cidade, gente de todos os cantos se encontravam na Praça, cerca de 4 mil pessoas, para participar da celebração que teve início às 16 horas, presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, e concelebrada por demais padres.

O Dia da Arquidiocese de Mariana marcou o lançamento oficial do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) e o envio missionário. Quanto ao PAE, os membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral e demais lideranças pastorais, somando-se aproximadamente cerca de 150 pessoas, participaram, de 20 a 21 (sexta e sábado), da 18ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, que teve como prioridade, ajustar os últimos detalhes do Projeto e garantir sua aprovação.

Portanto, após terem sido consideradas algumas observações feitas pelos membros da Assembleia, o texto foi levado para ser apresentado ao grande público durante a celebração. Nesse momento, a Arquidiocese de Mariana passa a conhecer oficialmente seu Projeto Arquidiocesano de Evangelização.

O PAE já tem data marcada para sua apresentação oficial nas paróquias. O dia da festa de Cristo Rei, 21 de novembro, quando a Igreja também celebra o Dia Nacional do Leigo, foi a data escolhida durante essa 18ª Assembleia e aprovada por dom Geraldo, para sua apresentação a toda a comunidade paroquial.

No último dia de Assembleia, algumas horas antes da celebração do Dia da Arquidiocese, os participantes ainda aprovaram o cronograma de aplicação do PAE, respeitando seu estudo, divulgação e conhecimento, proposto para ser realizado ao longo desse segundo semestre de 2010. Levando em consideração esse mesmo cronograma, a aplicação do PAE foi pensada para atender o calendário de atividades para os próximos quatro anos.

A partir de 2011, iniciam os trabalhos práticos, de maneira efetiva, prezando pela descentralização das paróquias e comunidades, apoiando sua aplicabilidade diante das diversas realidades encontradas no âmbito que compreende a Arquidiocese de Mariana.

Ficou assim marcado esse último sábado, 21 de agosto, como a celebração e festejos do primeiro Dia da Arquidiocese de Mariana, lançando oficialmente o PAE e realizando o rito do envio missionário.

Envio
O PAE foi construído de um jeito participativo, com o envolvimento das comunidades da Arquidiocese de Mariana, em todas as suas instâncias, e com o empenho dos grupos pastorais e lideranças. Ele orientará, como valioso subsídio, a ação evangelizadora da Arquidiocese a partir da realidade, vista em todas as suas dimensões, e da comunhão com toda a Igreja, com suas diretrizes, especialmente com a caminhada da Igreja na América Latina e no Brasil

Ele terá como fonte inspiradora seus dois eixos, comunidade e missão, que irão iluminar essa ação evangelizadora na Arquidiocese. E, com essa sintonia, a Igreja Particular de Mariana tem como meta fazer de cada paróquia uma comunidade de comunidades, tornando-a uma verdadeira rede de comunidades, dentro do espírito de comunhão e participação.

A Arquidiocese de Mariana, em busca de fidelidade aos ensinamentos de Jesus Cristo e em conformidade com o Documento de Aparecida, é chamada a estar em permanente estado de missão, a serviço da vida, integrando-se na Missão Continental e assumindo novos passos em seu Projeto Missionário “Viver para Anunciar”.

“Com muita alegria, gratidão e esperança, promulgo oficialmente o novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização para a nossa Arquidiocese de Mariana. Meus irmãos e minhas irmãs, ide às comunidades, às famílias, aos jovens e adolescentes, às crianças, ide aos trabalhadores, aos idosos, aos enfermos, aos pobres e excluídos, ide a todo povo, aos que estão ‘dentro’ e aos que estão ‘fora’ da Igreja e anunciai-lhes o evangelho de Cristo crucificado e ressuscitado para que n’Ele todos tenham vida”, com estas palavras, dom Geraldo oficializou o lançamento do PAE e assim proclamou o envio missionário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *