Em nosso dia a dia, é natural mudamos de temperamento ou humor o tempo todo. Isso acontece, muito pelo motivo de que somos pessoas maleáveis e nos emocionamos com tudo que acontece em nosso ambiente. Mudamos de humor quando recebermos uma notícia ruim, ou ainda, se nos decepcionamos com alguma coisa. Em contraposição ficamos alegres ou felizes quando estamos conversando com pessoas que amamos ou quando recebemos boas notícias.
No domingo de ressurreição de Jesus, três dias após a Sua morte, dois discípulos Seus, que estavam voltando de Jerusalém para Emaús, viveram intensamente essa questão de mudança de humor. Este fato é narrado pelo Evangelista Lucas em (Lc 24, 13-35).
Estes dois discípulos estavam tristes e deprimidos, uma vez que Jesus havia morrido, e segundo o que eles pensavam a esperança havia acabado. Jesus era o Mestre deles, e eles não acreditavam, pelo menos até aquele momento que Ele havia ressuscitado; fato esse que hoje conhecemos muito bem e acreditamos fervorosamente que Jesus está vivo entre nós. No entanto Cleofas e o outro discípulo não tinham esta percepção ou fé que Cristo está vivo.
É interessante perceber que a conversa entre os dois discípulos e Jesus nos mostra que, hoje, fazemos exatamente isso, ou seja, contamos para Jesus tudo que estamos vivendo, expomos para Ele todos os nossos sentimentos, porém sem perceber que Jesus é o primeiro a saber de tudo que passamos. Não entendemos que nos sofrimento ou na angustia, Jesus está conosco. Ficamos de olhos fechados, cegos e não percebemo o amor de Jesus. Os discípulos de Emaús falavam: “És tu acaso o único forasteiro em Jerusalém que não sabe o que nela aconteceu estes dias?” É claro que Jesus sabia de tudo aquilo que eles estavam contando, no entanto, para os discípulos que estavam ‘com os olhos fechados’, Jesus não estava ali junto deles.
No final da caminhada, Jesus iria embora, continuando seu caminho. No entanto Ele foi convidado para entrar na casa de seus discípulos, eles falaram “Fica conosco Senhora”. É claro que Jesus aceitou! Jesus sempre aceita convites para entrar em nossas casas. Você já convidou Jesus para entrar em seu coração e fica com Você?
Fato é que dentro da casa de Seus discípulos, Jesus nos ensina algo maravilhoso. Jesus, já sentado à mesa, pega o pão, abençoa-o e distribui aos discípulos. Neste momento os dois tem seus olhos abertos, a cegueira foi embora. Só Jesus abençoava e repartia o pão daquela forma, por isso eles perceberam imediatamente. Naquele momento Jesus vai embora, no entanto deixa o pão. Pão que na verdade é o próprio Jesus vivo, ou seja, Jesus sempre está presente em nossas vidas, em tudo que vivemos, em nossos relacionamentos e em tudo que nos diz respeito.
Jesus com sua imensa inteligência e amor, se faz presente vivo no pão eucarístico para sempre ficar conosco.
Colaboração: Perpétua – Coordenadora do Grupo de Oração Nossa Senhora de Fátima