Por que o católico deve guardar o domingo e não o sábado?

É bastante freqüente esta dúvida entre os católicos que, muitas vezes, desconhecem o significado bíblico desses dois dias tão importantes para aqueles que acreditam em Deus e em Jesus Cristo. Principalmente quando se deparam com irmãos de outras denominações religiosas, como os Adventistas do Sétimo Dia, que guardam o sábado com fidelidade, os católicos mais desavisados sempre se questionam: por que eles observam o sábado e nós, católicos, o domingo?

O sábado é uma data muito significativa para o povo hebreu e o respeito ao sábado é mencionado em várias partes do Antigo Testamento e também era rigidamente observado na época de Jesus. Contudo, após a ressurreição de Jesus, para os cristãos e, em especial para os católicos, o domingo ganha um significado especial.

A palavra sábado deriva do hebraico Shabbath que significa repousar, parar, descansar. Conforme o disposto no livro do Êxodo 20, 8-11, o sábado deveria ser sempre um dia santificado para o povo hebreu, pois marcaria recordação da obra da criação. Trata-se do terceiro mandamento do Decálogo entregue a Moisés no monte Sinai. Neste dia, ninguém deveria fazer trabalho algum, pois Deus, em seis dias, tudo criou e, no sétimo, descansou de toda sua obra criadora (Gn 2, 1-4).

Além de fazer memória da obra da Criação, o sábado também recorda a Festa dos Ázimos ou Páscoa. A Páscoa (também chamada de Pessach, que significa “passar por cima”, “saltar”) é a festa em que os hebreus comemoravam a libertação do povo da escravidão do Egito. Naquela noite, o anjo do Senhor feriria os primogênitos dos egípcios, mas pouparia, “saltaria” as casas dos hebreus. Com a libertação da escravidão no Egito e como memória dessa grande ação de Deus em favor do povo, essa data deveria ser sempre lembrada com uma festa em honra do Senhor (Ex 12, 14). Temos então a Festa dos Ázimos ou Páscoa, que deveria ser celebrada durante sete dias. Durante sete dias, dever-se-ia comer pães sem fermento ou ázimos e, no sétimo dia, não se deveria fazer trabalho algum, mas uma assembléia em honra do Senhor (Dt 16, 8).

Por essas razões, o sábado é um dia de descanso e um dia em louvor a Deus, preceito este seguido rigidamente durante todo o Antigo Testamento e também na época de Jesus. Interessante observar aqui que Jesus foi várias vezes acusado de “violar o sábado” (Mc 2, 23-28; Jo 5, 16-17; Jo 9, 13-16). Contudo, Jesus nunca o violou, pois o sábado não deve ser visto como uma rígida imposição negativa de não trabalhar e nada fazer, mas sim como uma imposição positiva de procurar buscar mais a Deus, de retirar um tempo para o descanso e a reflexão e, se necessário, ajudar o próximo.

Bom, mas por que nós, católicos, consagramos o domingo como um dia de louvor a Deus e de descanso e não o sábado?

A palavra domingo deriva do latim Dies Dominica que significa Dia do Senhor. Para os cristãos, essa data ganha um significado todo especial, pois foi, no domingo, que Jesus Cristo, nosso Redentor, ressuscitou. Todos os evangelistas são unânimes em dizer que a ressurreição ocorreu depois do sábado, no primeiro dia da semana (Mt 28, 1; Mc 16, 2; Lc 24, 1; Jo 20, 1).

Com a ressurreição de Jesus, nós temos uma nova criação, em que Cristo glorificado é o precursor. Ademais, esse acontecimento tão importante representa para todos nós, cristãos, a nova Páscoa, pois, com a morte e ressurreição de Jesus, passamos da escravidão do pecado para uma vida nova. Dessa forma, podemos dizer que o domingo representa a “plenitude do sábado”, assim como a Nova Aliança significa a realização plena das promessas da Antiga Aliança, pois assim disse Jesus que não viria para abolir a lei, mas para levá-la à perfeição (Mt 5, 17).

Desde o início da Igreja, percebemos a consagração do dia de domingo para o dia de louvor ao Senhor e celebração da Eucaristia. Assim manifesta São Justino (150-160 d.C.): “No dia chamado (pelos pagãos) dia do sol, todos os nossos que moram nas cidades e nos campos se reunirão num mesmo lugar… Reunimos todos em tal dia por ser aquele em que Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dos mortos.

Assim dispõe o Catecismo da Igreja Católica nos seus cânones 2180 e 2181 sobre a importância do domingo e participação da missa:

“O mandamento da Igreja determina e especifica a lei do Senhor: ‘Aos domingos e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa’. ‘Satisfaz ao preceito de participar da missa quem assiste à missa celebrada segundo o rito católico no próprio dia de festa ou à tarde do dia anterior.’ A Eucaristia do domingo fundamenta e sanciona toda a prática cristã. Por isso os fiéis são obrigados a participar da Eucaristia nos dias de preceito, a não ser por motivos muito sérios (por exemplo, uma doença, cuidado com bebês) ou se forem dispensados pelo próprio pastor. Aqueles que deliberadamente faltam a esta obrigação cometem pecado grave.”

Muito se tem perdido do significado verdadeiro do domingo, seja em virtude do desconhecimento do valor sagrado desse dia, seja em virtude do ritmo acelerado em que vivemos no mundo atual. O domingo, como vimos, é dia de descanso e de lazer, de reflexão, de estar com a família e com Deus. Contudo, muitos católicos não participam da missa ou ainda se entregam a muitas ocupações, o que retira do domingo a característica da consagração que lhe é peculiar.

A Igreja também destaca esse ponto, dispondo, dessa maneira, nos cânones 2184 e 2185 do seu Catecismo:

Como Deus ‘descansou no sétimo dia, depois de toda a obra que fizera’ (Gn 2,2), a vida humana é ritmada pelo trabalho e pelo repouso. A instituição do dia do Senhor contribui para que todos desfrutem do tempo de repouso e de lazer suficiente que lhes permita cultivar sua vida familiar, cultural, social e religiosa. Durante o domingo e os outros dias de festa de preceito, os fiéis se absterão de se entregar aos trabalhos ou atividades que impedem o culto devido a Deus, a alegria própria ao dia do Senhor, a prática de obras de misericórdia e o descanso conveniente do espírito e do corpo. As necessidades familiares ou uma grande utilidade social são motivos legítimos para dispensa do preceito do repouso dominical. Os fiéis cuidarão para que dispensas legítimas não acabem introduzindo hábitos prejudiciais à religião, à vida familiar e à saúde.

Percebemos assim a preocupação da Igreja com esse dia tão relevante para a caminhada cristã e para a dignidade do ser humano. Como foi exposto, não se trata de uma norma rígida, infensa a qualquer exceção legítima, mas devemos ter sempre o cuidado de fazermos desse dia um dia de alegria, mais leve e tranqüilo para podermos estar mais próximos de nós mesmos, de Deus e de nosso próximo.

58 comentários

  1. Parabéns, Samuel! Gostei muito! Confesso que ignorava muitas das explicações que você colocou. Você é especial e seus pais e irmã devem se orgulhar muito! E Deus, feliz por ter um filho evangelizador. Um grande abraço. Feliz Natal! Quem sabe nos encontramos hoje na Celebração Eucarística de Natal, lá na igreja. Abraços Maria Augusta

    1. Parabens tambem Samuel
      ate parece o profeta,abencoado sejas tu,
      show de ensino ,e que nos nao somos hebreus,admiramos eles ,mas somos da nova e eterna alianca que veio com mosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que disse que nao veio abolir as leis;mas sim cumprir as leis e completando-as com sua vinda,ele disse que o sabado foi feito para o homem e que somos senhores do sabado,nao seria os mesmos faiseus de ontem que se representam nos protestantes de hoje e que condenam nos os catolicos?

  2. Gostei muito de suas explicações, sou católico, e minha esposa esta fazendo um estudo biblico em casa e surgio o seguinte questionamento, ela me mostrou uma passagem na biblia dentro do novo mandamento que mandava guardar o sábado ai fiquei confuso novamente pode nos ajuadar? no momento não sei qual é e onde se enconra essa passagem na biblia mas vc deve saber! No aguardo muito obrigado.

        1. ORLANDO por que não existe a palavra domingo na biblia? e por que o dizimo não se dava entre os cristão? e por que jesus era o senhor do sabado e não do domingo ?
          E POR QUE os protestante se venderam ao paganismo declarado assim por constantino que dirigia ao DEUS SOL no primeiro dia da semana? AONDE POSSO ENCONTRAR NA BIBLIA A SANTIFICAÇÃO DO 1 DIA?

        2. O que fazer com Matheus 5: 17 e 18 e os evangelhos de João sem dizer do costume de Paulo e também da minha amada e protetora virgem Maria citada em Lucas no final do capítulo 23, sem dizer Apocalipse 22, complementando , 1 João 2:4, Apocalipse 1:10, é a citação da queda da Babilônia que quer dizer engano no AP. 17 é antes da vinda de Cristo Apocalipse 18:4, não existe religião e sim um povo que tem o coração cincero e não defenda placa religiosa e sim a verdade… “SOU BATIZADO NA IGREJA CATÓLICA ” Amo essa igreja de todo o meu coração, mas não prega a verdade é todos os Bispos e Padres sabem e não creem na criação registrada em GENESIS…

    1. Fica em ezequiel cap20verciculo12 e 20 . Tem mais de 400 vercículo que fala do sabado e os mandamento. Jesus guardava o sabadtemos que ser imitadores de Jesus. Maria mäe de Jesus guardava o sabado dis a biblia.

  3. Olá, meu nome é Guilherme tenho 13 anos, sou católico. Minha mãe queria compreender mais por que o dia do senhor domingo. Agora já nos esclarecemos, muito obrigado.

  4. ESTA HAVENDO GRANDE UM EQUIVOCO AQUI O SABADO NAO FOI FEITO PARA OS JUDEUS ALIAS QUANDO DEUS FEZ OS CEUS E A TERRA NAO HAVIA JUDEU NEM GREGO NEM AMERICANO NEM AFRICANO E ETC. PODEMOS ENCONTRAR AS PRIMEIRAS PROVAS NO LIVRO DE GENESIS CAP.2:2-3 ASSIM ESTA ESCRITO: E, HAVENDO DEUS TERMINADO NO DIA SETIMO A SUA OBRA, QUE FIZERA, DESCANSOU NESSE DIA DE TODA A SUA OBRA QUE TINHA FEITO.
    E ABENÇOOU DEUS O DIA SETIMO E O SANTICOU ; PORQUE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA. DEPOIS REAFIRMA ESREVENDO COM O SEU PROPRIO DEDO( EXO.31:18) NO DECALOGO(OS DEZ MANDAMENTOS), DIZENDO LEMBRA-TE DO DIA DE SABADO PARA SANTFICAR(EXO.20:8-11)A UNICA PARTE DA BIBLIA QUE NÃO FOI ESCRITA PELO HOMEM, AGORA O HOMEM QUER MUDAR? É ISSO? ENTÃO DEUS ERROU? A BIBLIA DIZ QUE DEUS NÃO MUDA E NELE NÃO HÁ NEM UMA SOMBRA DE MUDANÇA.DEPOIS DA RESSORREIÇÀO DE CRISTO NÃO HÁ NADA ESCRITO DIZENDO QUE SE DEVERIA GUARDAR O DOMINGO, O APOSTOLO PAULO CONTINUA GUARDANDO O SABADO O DOMINGO ENTRA NA IGREJA NA EPOCA DE CONSTANTINO 313DC QUE,ERA PAGÃO E SE CONVERTE AO CRISTIANISMO TRAZENDO MUITOS COSTUMES INCLUSIVE O DOMINGO. MINHA INTENÇÃO É QUE LEIAM A BIBLIA E VERÃO DE FORMA CLARA QUE nÃO NÃO HÁ NA BIBLIA NENHUMA REFERENCIA AO DOMINGO PODERIA CONTINUAR MOSTRANDO VARIAS REFERENCIAS HISTORICAS E BIBLICAS, MAS VOU PARAR POR AQUI.

    1. É verdade Noe, eu já pesquisei e não achei em lugar algum que se deva guardar o domingo. Mas como disse o amigo Samuel, é o mandamento da Igreja, portanto não é o que determina a Bíblia.

      1. não é isso clarice. os católicos guardão o domingo porque foi neste dia que Jesus ressuscitou dos mortos eles festejam a grande alegria da ressurreisão do nosso salvador como ele disse ninguem vai ao pai se não passar por mim e foi o dia que os apóstos rceberam o espirito santo e a igreja católica foi a igreja que jesus deichou pelo apótolo Pedro por isso não se deiche levar. oquei?

  5. A palavra de Deus não muda no Novo testamento não, Ele não revogou nada … Sábado é o Dia separado por Deus para nós, isso é claro na bíblia!!!

  6. oi, boa noite !! bem os mandamentos do senhor , foram escrito pelo próprio dedo de DEUS ,ÊXODO CAP.20. O sétimo dia, era realmente p/ ser guardado,até os DISCIPULOS E JESUS guardaram ;tudo p/ que se cumprisse a palavra do senhor. ler CARTAS DOS APOSTOLOS; mateus, marcos lucas e joão. O SÁBADO só perdeu sua força após a ressurreição de JESUS. POR QUE O SÁBADO FOI ABOLIDO? então , algumas leis e sacrificios do antigo concerto , não estavam aperfeiçoando,e nem edificando a igreja do senhor ,contribuindo porém com muitas divisões e conflitos, o sacerdócio levitico , precisaria ter fim por causa de sua fraqueza e inutilidade. ler GÁLATAS CAP.4 VER EFÉSIOS CAP.2 ANALISAR HEBREUS CAP. 5 ,CAP.7 ATÉ O CAP.10. AGORA vejamos o DOMINGO , primeiro dia da semana, então querido, as escrituras nada revelam sobre a observância do mesmo. a ressurreição de JESUS e a celebração da páscoa foi no domingo , concordo! mas nada que confirme sua observância , PAULO pregava aos sábados nas sinagogas. LER ATOS . MAS nem por isso , vou dizer que ele guardava o sábado, pois o mesmo PAULO advertia constantemente a igreja de DEUS , para ter cuidado com certos rudimentos fracos e antigos ,referindo-se a guarda de certos dias… não precisamos guardar dia nenhum!!! fazendo isso , estamos pendurando JESUS novamente no madeiro e anulando seu sacrificio na cruz do calvário .nosso descanso está em JESUS. MATEUS CAP. 11,28-30. vamos descansar em JESUS , meditar nas escrituras sagradas, pois somente ela é inspirada por DEUS, e útil para o ensino perfeito . A PAZ DE JESUS CRISTO!!!

    1. Derscordo. Jesus diz: nao pensem que eu vim acabar com a lei de Moisés e os ensinamentos dos profetas.Não vim acabar com eles e sim dar o verdadeiro sentido deles. lembrem-se disto: enquanto o céu e a terra durarem, nada séra tirado da lei -nem a menor letra até o fim de todas as coisas. Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo séra considerado o menor no Reino do céu. Por outro lado,quem
      obedecer obedecer a Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo séra grande no Reino do céu. Pois eu afirmo que voces só entrarão no Reino do ceú se, ao fazerem da vontade de Deus, forem mais fiéis do que os professores da Lei eos fariseus. Mateus5:20,18,19e20

  7. Parabenizo o irmão Samuel P. Rodrigues pela busca de conhecimento e a visão clara e objetiva. Mas pergunto, não seria o sábado uma aliança eterna? Tendo em vista que a nova aliança da qual Jesus se referia, seria sobre tudo aquilo que apontava para sua morte, como o sacrifício de animais no templo. Mas todas estas doutrinas vieram depois do pecado, e sim, acabaram na cruz. Mas, levando em consideração que Deus criou o sábado antes do pecado, não seria este um mandamento perpétuo e perfeito? Não seria da vontade de Deus que seguíssemos o mandamento do sábado pela eternidade?

  8. olá novamente querido !!
    bem , irmão me equivoquei qd disse que JESUS aboliu o sábado, na verdade ele cumpriu a lei do sábado em sua morte e ressurreição .de fato, DEUS não muda , nosso senhor e salvador é um homem de palavra .
    por que o sabado foi cumprido com a morte de cristo ?
    então o sétimo dia estava sendo venerado por muitos , os JUDEUS eram cegos p/ lei , passaram por cima de cristo , por causa do sábado, chamaram JESUS de transgressor da lei e de demônio, escolheram o sábado e crucificaram o filho DE DEUS.
    JESUS cumpriu o sábado e hoje ele é o nosso sábado, o nosso descanso perfeito!
    Vamos descansar somente em JESUS, O DOMINGO não é p/ ser guardado como relatei no comentário anterior .
    vamos desfrutar da nova aliança , sem fardo, onde JESUS É SUFICIENTE E PERFEITO MEDIADOR.
    A PAZ DE JESUS CRISTO !!

  9. Caro, Amigo, gostei muito da sua explanação a respeito da guarda do Domingo, mas quando na conclusão do seu raciocínio você menciona o catecismo da igreja católica, você deixa uma pergunta a ser questionada, devemos seguir o mandamento da igreja católica ou a bíblia?
    Eu sigo e sugiro você e a todos a seguirem também a bíblia e não o que a igreja católica, ou qualquer outra impõe.
    Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente Isaías 40:8
    35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
    Fiquem todos na Paz do Senhor JESUS

    1. muitos querem se salvar com leis,se nao for por pelo amor e obras nada adiantara,penso que Jesus disse bem sobre o sabado e os catolicos criaram o domingo que completa o sabado na perfeicao de Cristo ressuscitado

  10. 0s 10 Mandamentos da Lei de Deus

    1º Não terás outros Deuses diante de mim
    2º Não farás para ti imagem de escultura
    3º Não usar o santo nome de Deus em vão
    4º Lembra-te do dia de Sábado para o santificar
    5º Respeite seu pai e sua mãe
    6º Não matarás
    7º Não adulterarás
    8º Não furtarás
    9º Não dirás falso testemunho contra o teu próximo
    10º Não cobiçar as coisas alheias

    Aqui está mais uma representação, ensinada atualmente na catequese da Igreja Católica:

    1º Amar a Deus sobre todas as coisas
    2º Não tomar o seu Santo Nome em vão
    3º Guardar domingos e festas de guarda
    4º Honrar pai e mãe
    5º Não matar
    6º Não pecar contra a castidade
    7º Não roubar
    8º Não levantar falso testemunho
    9º Não desejar a mulher do próximo
    10º Não cobiçar as coisas alheias

    ou ainda

    1º Amar a Deus sobre todas as coisas
    2º Não invocar o Santo Nome de Deus em vão
    3º Guardar domingos e festas de guarda
    4º Honrar pai e mãe
    5º Não matar
    6º Guardar castidade nas palavras e nas obras
    7º Não roubar
    8º Não levantar falsos testemunhos
    9º Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos
    10º Não cobiçar as coisas alheias

    Os mandamentos da lei de Deus é único e verdadeiro como diz em Isaías 40:08 : Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente, para aqueles que nunca leram o livro de apocalipse em seus últimos versos existem as seguintes palavras: “Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro”. ( Apocalipse 22:18-19)

  11. Prezado Samuel,

    Peço desculpas, mas discordo da sua colocação.
    A Palavra está na Bíblia e não nos cânones 2180 e 2181 produzidos pela Igreja Católica.
    Concordo com a Regiane.
    Por favor, nos responda.
    Abraços e Fique na Paz de Deus.
    Napoleão Benetti

  12. Outro ponto que merece ser salientado é que o católico não acredita somente na Bíblia! Nós não temos como única fonte de revelação divina a Bíblia. A Palavra de Deus está na Bíblia, mas não somente na Bíblia. Além disso, é preciso compreender que antes de ser Palavra de Deus escrita, ela foi Palavra de Deus transmitida oralmente. Dessa forma, nós, católicos, também cremos na Sagrada Tradição. Aliás, gosto muito de pedir aos meus irmãos protestantes que leiam com atenção o início do Evangelho de Lucas (Lucas 1, 1-4) e o final do Evangelho de João (João 21, 25). No início de Lucas, vemos a Sagrada Tradição, ou seja, a Palavra de Deus (sentido lato) que foi transmitida oralmente e somente depois foi escrita. Se não tivermos fé na Sagrada Tradição e no Magistério da Igreja como acreditar na Sagrada Escritura? Já no final do Evangelho de João, temos constatado que a revelação de Deus não está toda na Bíblia. Jesus se revelou, mas nem tudo foi posto de forma escrita. João, no seu Evangelho, reconhece isso.
    Termino indicando o Padre Paulo Ricardo:

    Por que não há Bíblia sem a Igreja?
    http://www.youtube.com/watch?v=ezOAvNlUO2o

    Compreender isso é de fundamental importância para se dialogar com um católico.
    Desde já, agradeço a todos pelas opiniões e espero que possamos crescer no conhecimento da Verdade, que é Cristo!

  13. ola samuel.. me dê em frase curta a seguinte pergunta..
    quando a religiao catolica resolveu guardar o sabado? e por que os adventista discordam disso?
    bjs…

  14. Irmãos protestantes.
    Primeiramente peço desculpa se ofendi alguém com minhas palavras abaixo, mas preciso expor minhas opiniões tambem, assim como vocês fizeram:
    1º- Existe sim na bíblia uma prova de guarda do Domingo, leiam At 20:7 onde foi feita a partilha do pão.
    2º- Se vocês protestantes, que acreditam tanto na bíblia me repondam, quem foi que escolheu quais escrituras são verdadeiramente sagradas, e quais não são? Foi a igreja Católica.
    Na época em que a bíblia estava sendo definida, existia muita desavença, demorou 3 séculos para ser finalizada. E naquela época a biblia nao era bonitinha com ziper e tudo, nao caiu pronta do ceu como voces pensam. Imaginem o quanto era difícil montar e preservar as sagradas escrituras que ainda estavam em andamento. Naquela época as escrituras eram feitas em papiro, nao tinha capa dura, nao existia grampo, cola, nada.
    3º- Como crer na bíblia sem crer na igreja Católica que definiu e preservou as sagradas escrituras?
    4º- Qual é a igreja que Jesus fundou quando falou com Pedro: “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” MT 16,18. Foi novamente a igreja Católica, que existe a mais de 2000 anos, não tem somente 500 anos como o protestantismo.
    5º- Como acreditar no protestantismo que iniciou aproximadamente no ano de 1500? Deus ia permitir que todos os católicos do mundo inteiro, que é a grande maioria, ficassem sem conhecer o que vocês chamam de “verdade”?
    6º- As igrejas protestantes inventam tanta mentira contra a igreja Católica que vocês nem imaginam. Indico que questionem/pesquisem bastante antes de acreditar em algo. E isso é muito difícil de fazer, pois você terá que ter uma visão neutra, sem pender para qualquer religião existente.
    7º- Jesus nos ensina a sermos humildes, a não julgar o próximo, assim como vocês protestantes estão fazendo constantemente.

    Não tem como expor tudo aqui pois vai ficar muito extenso, mas sugiro que visitem o site do padre Paulo Ricardo, ele tira todas as duvidas, responde todas as perguntas,o site está sempre sendo atualizado, também leiam “Por que sou Católico” de Felipe Aquino.
    Analisem com a mente “neutra” e tenho certeza de que vão entender.

    1. a pontos que vc disse ai que não são verdade. não sou católito, mas não compartilho da mesma opinião da maioria dos protestantes, sou um adventista do sétimo dia e guardo o sábado, porém, não um ignorante que só acredita nos outros. eu sempre vou a procura da verdade pesquisando em todos os lugares, inclusive na bíblia. essa explicação que Samuel Prado Rodrigues fez eu achei ótima e até cheguei a uma conclusão: ninguém está errado. o sábado é sempre será o dia reservado por Deus para Deus. em vário texto no início ao fim da própria bíblia diz, é algo que vocês não podem negar e tem que aceitar, porém, com a ressurreição de cristo, o domingo também passou a ser um dia especial para deus e não um substituto do sábado, aliás, em momento algum na bíblia diz que o sábado foi trocado pelo domingo. Agora eu discordo de uma coisa que vc disse: A igreja católica nunca foi a igreja deixa por Jesus. ninguém sabe até hoje qual foi a igreja fundado por pedro. só se sabe que ela foi divida ao longo da história em duas Igrejas: a Católica e Ortodoxia.
      A igreja católica hoje, só é considera como a primeira pelos ‘católicos’ e pela mídia porque por questões de estratégias políticas, o império romando resolveu reconhecer o cristianismo e escolheu a católica como sua igreja oficial.

  15. Transcrevo aqui o escreve Justino pelo ano de 155 para explicar ao imperador pagão Antonino Pio (138-161) sobre a celebração eucarística:

    “No chamado dia do Sol, reúnem-se em um mesmo lugar todos os que moram nas cidades ou nos campos. Lêem-se as memórias dos apóstolos ou os escritos dos profetas, na medida em que o tempo permite. Terminada a leitura, aquele que preside toma a palavra para aconselhar e exortar os presentes à imitação de tão sublimes ensinamentos.
    Depois, levantamo-nos todos juntos e elevamos as nossas preces; como já dissemos acima, ao acabarmos de orar, apresentam-se pão, vinho e água. Então o que preside eleva ao céu, com todo o seu fervor, preces e ações de graças, e o povo aclama: Amém. Em seguida, faz-se entre os presentes a distribuição e a partilha dos alimentos que foram eucaristizados, que são também enviados aos ausentes por meio dos diáconos.
    Os que possuem muitos bens dão livremente o que lhes agrada. O que se recolhe é colocado à disposição do que preside. Este socorre os órfãos, as viúvas e os que, por doença ou qualquer outro motivo se acham em dificuldade, bem como os prisioneiros e os hóspedes que chegam de viagem; numa palavra, ele assume o encargo de todos os necessitados” (Justino – I Apologia Cap. 66-67 : PG 6,427 – 431).

  16. Vê-se que Justino descreve “dia do Sol”, “sunday”, domingo como dia da celebração eucarística!!!

    1. Por tanto Jesus nao foi ressucitado no sabado porque ele tinha que cumprir a lei de Deus por isso ele ressucitou no domingo. Ate Jesus guardou a sabado.quando jesus
      voltar continuaremos a guardar o sabado no ceu.

  17. Jesus ressuscitou no domingo para que pudesse descansar no sábado(lembrando que morte significa sono – ex.: João 11:11, respeitando assim, os mandamentos instituidos por Deus.

    Beijos.

    1. Puxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico.

  18. Guardar os Sábados nao faz sentido, mas os Domingos faz. Por isso que nós Catholics guardamos os Domingos e nao os Sábados. O que os hebreus fazem e problema deles, ninguém precisa seguir os hebreus. Segue seu coração e sempre tente fazer o bem sem tentar prejudicar os outros e isso que Deus quer.

    1. Nos dez mandamentos nao diz sobre a guarda do domingo e sim do sabado.a lei dos homens da terra e´ guardar o domingo,mais a lei de Deus e´ guardar o sabado.qual vale mais abedecer os homens da terra que sao pecadores ou obedecer a lei de Deus? examinais as escrituras da Biblia que ela contem toda a verdade sobre a verdade da lei de Deus.

  19. Oi Bom Eu Sou Adventista do Sétimo dia e assim Achei Bem Interessante Tudo Aqui o Que foi Passado Mais Temos que Observa que No Velho Testamento Tem Muitos Versículos Que Fala Da Guarda da Lei Mais Também Temos que Ver que No Novo Testamento Há Muitos Versos Que Comprovam a Guarda do Sábado Um dos Exemplos é que No Velho Testamento diz em Malaquias “Eu sou o Senhor e não mudo”.. Temos que Observar que como as outras leis contituidas o Sábado não foi Abolido Coisa nenhuma Pois na Bíblia há muitos versículos que podemos provar que Deus Nunca mudou o que disse não um só verso biblico que fale sobre a guarda do domingo Temos que observar que Tiago 2:10 Também nos fale que aquele que tropeça em alguns dos mandamentos será culpado de Todos e Agora? Será se Não Guarda o sábado você pode ser culpado de outras as outras leis estudem mais a Bíblia e comprovem que Deus Falou Guardai Domingos e Festas pois as vezes” alguns” só se defendem só por que Jesus ressucitou no domingo mais será que se jesus ressucita-se no sábado muitos iriam Julgar que Jesus Trabalhou no sábado e desobedeceu a Deus ? Não Versículo na Bíblia que comprova a existência da Guarda do domingo mais há varios que comprovam a eistência da Guarda do sábado então Abra o Olho você pode tá sendo enganado sem saber .

  20. Boa noite !
    O domingo era guardado pela roma pagã, e constantino decretou a guardo do domingo, para atrair os pagão s ao catolicismo.
    Mas a verdade é uma só os Dez mandamento da lei não pode ser mudado. ai daquele que teve esta infeliz idéia de mudar e enganar o povo.

  21. Fico contente ao ver que existem comentários recentes em um artigo que escrevi há três anos atrás! Vamos dialogando e crescendo juntos, meus irmãos!!!

  22. Oi Samuel,

    isso significa que o pessoal gostou muito do seu artigo.
    Quem sabe você anima e escreve outros para colocarmos aqui no site.

    Abraços e fica com Deus

  23. A explicação entendi porem não encontro fundamento bíblico para dizer que o dia de guarda foi alterado, não encontrei menção alguma a uma alteração,muito menos profecia, então tenho que dizer que essa mudança não vem da parte dos homens Santos de Deus.Deus disse que não aceitava dividir a glória dele com ninguem. Então pq ele mudaria seu Santo Sábado pra justamente o dia em que o deus pagão sol era venerado?

  24. Irmãos, boa noite.
    Estava pesquisando a respeito, entrei no artigo e não pude deixar de ler também os comentários deixados aqui, bem, aqui vai minha opinião.
    Durante minha infância, tive contato com a igreja evangélica, estudei em colégio administrado por adventistas e sempre fui católico, hoje, convicto.
    Todas as religiões tem seus pontos contrastantes e fundamentos para suas teses, sejam eles bíblicos ou não, mas se esquecem que o que nos une é maior que o que nos separa.
    Irmãos, se todos somos cristãos, se todos acreditamos em Deus e na ressurreição de Cristo, se todos desejamos um bem comum, a paz de nossas famílias,sociedade e enfim, porque deixamos de nos ajudar e passamos a nos criticar porque um guarda um dia e outro guarda outro?
    Citam fundamentos bíblicos, pois bem, a Bíblia não é um manual de “como ir para o céu “, tampouco os 10 mandamentos são os dez passos garantidores da salvação, Deus conhece nosso coração, é isso que importa. De nada me vale passar o sábado ou o domingo todo orando ou rezando, e na segunda feira negar ajuda a um irmão simplesmente por ele ser de outra religião…
    Também não estou dizendo que não devemos obedecer aos mandamento bíblicos, muitíssimo pelo contrário, mas não vejam a palavra de Deus de forma tão esgotada,tão mesquinha…
    Errar é humano, não se esqueçam disso antes de julgar um irmão, afinal, “quem nunca errou, que atire a primeira pedra “.

    E resumo, devemos nos unir, eu e vocês, católicos,evangélicos, adventistas, enfim… Temos um mesmo Cristo, somos irmãos através dele, devemos agir como tal…toda religião tem homens e mulheres bons e ruins, que serão salvos e que não serão, se preocupem com a doutrina, mas se preocupem também com seus atos, suas palavras, o que você transmite ao próximo…

    Menos divergências e mais união, é o que peço a vocês, independentemente de sua religião…

    Boa noite, fiquem todos com Deus, e que ele nos abençoe.

  25. Olá irmãos em Cristo.
    Gostaria de parabenizar ao Samuel pelo Post. Venho também dizer que acredito fielmente na guarda do sábado, e a 3 anos venho procurando razões mais concretas para poder entender melhor os motivos da guarda do domingo por meus irmãos católicos. Algumas observações são importantes para se falar do assunto, como Deus disse que ele é ÚNICO e sua lei não muda, então por que essa troca dos dias ? Se para o catolicismo o primeiro papa foi Simão Paulo, e ele mesmo era fiel guardador do sábado ( VER Atos 13:14,42,44; 16:13; 17:2 e 18:4,11 ) Por que então seguem coisas que não estão na bíblia ? Para mim é um livro ABSOLUTO, o que está escrito deve ser interpretado com a Benção de Deus e APENAS ISSO.

    “Devemos então assim sempre buscar nas escrituras sagradas” e não nas leis dos homens.
    Infelizmente a própia igreja católica teve seu tempo de trevas, de mortes em nome de Deus, de riquezas e o alto poder de manipulação da massa. QUEM PODE GARANTIR QUE AS ESCRITURAS POR ELA GUARDADAS NÃO FORAM MODIFICADAS ( já que na época só ela o tinha) ? seja acréscimo ou perda …

    Não devemos confiar nas leis do homem, e para mim em igreja nenhuma, Mas sim nas escrituras do Senhor Nosso Deus.

    Um abraço. Fiquem com Deus.

  26. Quanto a Justino, Constantino, e a instituição do Catecismo na igreja católica, etc… Deixo-vos o que diz Paulo na carta aos Gálatas cap. 1, versos 6 a 10: 6- Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, 7- o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. 8- Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. 9- Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. 10- Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

    1. meus amigos o que esta em jogo não é o lutar pelo guardar dias ou vcs pensam que a raça humana anterior a nossa não lutava com esses mesmo objetivo que os senhores estão colocando? contudo nenhum deles teve vitoria somente atraves de cristo que nos raça de viboras fumos resgatado , os senhores deveriam se preocupar com amor, pois o amor cumpre todos os mandamentos. parem de hipocrisia, sejamos honestos com nós mesmos quem vai nos justificar e somente jesus cristo pela nossa fe. que não quer dizer libertinagem lembre-se disso. nenhum humano conseguirá a vida eterna por colocar a sua confiança em si mesmo por exemplo ah tou salvo guardo domingo , ah tou salvo guardo sabado, a maior preocupação de jesus era o cumprimento do amor quem tem amor cumpri todos os mandamentos. 1joão:4,7/

    2. boa resposta Vitoreli, sem ofender e mostrando na palavra como esta escrito, leiam mais povo de Deus, isso fara grande diferença na vida de um cristão, leiam a Bíblia.

  27. Será que os que guardam o sábado não pacam contra os outros noves mandamentos?
    Guardar o sábado ou domingo não faz diferença pois a Bíblia não relata que é errado guardar o domingo ou um outro dia além do sábado…

  28. O IMPORTANTE É GUARDAR JESUS NO CORAÇÃO, SER MANSO, HUMILDE, ÍNTEGRO, E QUE O TEMPO QUE VOCE DEIXAR PARA DEUS SEJA O MAIS IMPORTANTE, ESPECIAL, POR INTEIRO, INDEPENDENTE SE É NO SÁBADO OU DOMINGO OU OUTRO DIA DA SEMANA. CADA UM COM SUA CRENÇA.RESPEITE.

  29. A paz do Senhor Jesus á todos!
    más disse bem o nosso amigo Samuel, é o mandamento da Igreja, portanto não é o que determina a Bíblia.
    Ta na hora de acordar povo!

    “A sinceridade nos levará á Cristo” Pr Ivan Saraiva :)

  30. Eu sou catolico e nem por isso eu vou guarda o domingo.Vou pelo o q a biblia diz e nao por mandamentos humanos.O Sabado e o dia do Senhor e sempre sera pq eu acredito o que Deus fala e p semlre e nenhum homdm vai isso.

    1. SE O APOSTOLO PAULO DIZ EM UMA DE SUAS CARTAS QUE A LEI E SANTA O MANDAMENTO E SANTO, JUSTO E BOM, O QUE DIZER CONTRA ISSO E DE PROCEDENCIA DO MALIGNO.
      E EU GUARDO O SHABBAT POIS ASSIM ESTIPULOU O ETERNO DEUS!!!!!

  31. não é um mandamento de Deus,mais sim do homem para proveito próprio a esse benéfico de seu bem está.
    o homem está se ausentando dos princípios de Deus de sua palavra
    Êxodo 20:8
    Lembra-te do dia de sábado,para santificar.
    Apocalipse 22:18-19
    se alguém fizer qualquer acréscimo,Deus lhe acrescentará nos flagelos escritos neste livro
    se alguém tirá , Deus tirará a sua parte da árvore da vida,da cidade santa e das que se acham escrita neste livro
    você como um servo de Deus,sempre está em comunhão com ele e um estudo diário
    para afim saber o que está escrito,e não ser manipulado pelo um padre ou pastor e acreditar em que eles estão querendo que a congregação dele quer,que você acredite
    tenha fidelidade a Deus,não ausente de Deus
    A Bíblia foi deixada para nós está sempre em comunhão com Deus,coloque Deus em primeiro lugar em sua vida
    deixe que ele seja o seu guia.

  32. Devemos destacar que mesmo sabendo-se que a Biblia manda guardar o dia de Sábado, apenas os Adventistas respeitam esse mandamento. Não é só a Igreja Católica que não o cumpre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *