Reverenciai-vos!

O que é o ser humano para não acreditar na beleza de Deus e por este motivo, na sua própria beleza e na beleza do outro?!

Certa vez eu fiz o minicurso “Homem Sacramento de Deus” em um encontro de carnaval (Seara) e me lembrei do que o palestrante da Com. Vilarégia disse, era mais ou menos assim: “Nós deveríamos nos ajoelhar diante de cada homem ou mulher, pois tamanha é a beleza da criação de Deus: o ser humano, um mistério a ser desvendado…”

Fiquei pensando em como precisamos deixar Deus curar nosso olhar, principalmente a maneira como O enxergamos, como nos enxergamos e como enxergamos o outro, pois se no centro de nossa vida estivesse gravada a verdade de que o ser humano é a extrema expressão do Amor divino, não precisaríamos fazer tantas conferências na busca de respostas para questões como: “Como é possível conceber todos os minutos dos nossos dias a morte de tantas pessoas devido à fome, drogas, violência etc.? Como é possível conceber pessoas perdendo sua dignidade por causa da prostituição e tantos outros males que hoje são até mesmo socializados?

Que olhar é este o nosso que não procura enxergar e reverenciar o semelhante dentro da própria casa e por vezes dormindo na mesma cama, dividindo a vida?! Que homem pós moderno é este e que no Projeto de Deus deveria: “Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.”( Gên 1, 28) para ser expressão bonita como co-criador, dotado de inteligência e capacidade profunda de amar e até mesmo salvar?

Este mesmo homem, sacramento de Deus, vive atualmente cada minuto de sua vida pensando no dinheiro que precisa juntar, na faculdade que precisa terminar, em todas as coisas que precisa resolver, quando na verdade, deveria dominar todas elas, pois elas passam como a erva que seca e morre e nada disso é levado à presença de Deus na eternidade, a não ser o amor que foi amado.

A palavra sacramento significa, etmologicamente, algo que santifica e equivale ao vocábulo mistério – coisa sagrada, oculta ou secreta (Formação Com. Shalom), o ser humano é um mistério, é sagrado e por isso deve ser reverenciado como tal.

São Francisco, santa Teresinha e tantas outras pessoas conhecidas ou não, vivas ou já falecidas, são sinais concretos daqueles que vivenciam este olhar através da lente do Amor, vivem uma vida sacramental, ou seja, em todas as coisas, as menores, percebem a presença de Deus e seu toque misterioso, por isso mesmo, deixam ensinamentos profundos que nos convida a enxergar a partir da luz de Cristo. Pensar nesses santos e em tantos outros, é pensar no quanto se faz urgente que cada um e toda a sociedade busque a presença amorosa de Deus para que a lente dos nossos olhos seja a do coração. Quando não se quer enxergar com o coração não é possível fazer grandes coisas, mesmo que sejam as mais simples como ensina Teresinha e Francisco.

O olhar para ser puro, precisa primeiro repousar no Olhar mais puro e terno de todos, o olhar de Deus, não há como chegar ao verão e não sentir pelo menos um pouco de calor, assim acontece em todas as estações, portanto, não há como deixar de viver a vida de Deus, afinal de contas, ele quis e quer vive em nós também, um Deus próximo, cheio de carinho e misericórdia que nos dá liberdade todos os dias.

Ouso encontrar nas palavras de Jesus este ensinamento: “Reverenciai-vos” e ainda consigo tomar outros verbos bem no imperativo e afirmativo: amai-vos, contemplai-vos, cuidai-vos, protegei-vos e descobri-vos, pois sois Imagem e Semelhança do Pai (Gên 1, 27).

Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta (Mt 6, 26). Não valeis vós muito mais que elas pequeno rebanho do qual é conhecido até mesmo o mais profundo, “pois vós plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe.” (Sal 138, 13)

Prestai atenção uns aos outros, prestai atenção ao meu povo que clama por viver a dignidade lhe conferida desde a Criação.

Reverenciai-vos!

2 comentários

  1. Parabéns pelo texto! Que o Senhor possa nos ensinar a ter um olhar mais amoroso para Ele, para nós mesmos e para as outras criaturas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *