Segurança pública é o alvo da Campanha da Fraternidade (CF) do próximo ano. Agentes pastorais de todas as dioceses de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte estão reunidos no Recife desde ontem para traçar estratégias para a CF que traz como tema Fraternidade e Segurança Pública e como lema A Paz é Fruto da Justiça.
O objetivo da campanha é promover o debate sobre segurança pública e contribuir para a promoção da cultura de paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade. “Há alguns anos existe solicitação de entidades de direitos humanos e que trabalham com presos. É reconhecido que a situação da violência é crítica”, acredita o secretário regional da Cáritas Brasileira, José Hamilton da Costa.
Os encontros começaram ontem e vão até amanhã, no auditório da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 2, na Boa Vista, área central da cidade. “Vamos estudar o texto-base, analisar a segurança nos quatro Estados e conhecer as perspectivas dos governos. É um diálogo em torno da possibilidade de criar um mutirão para o próximo ano. O próprio texto-base já apresenta algumas estratégias como superar o grande número de presos e de processos parados, que não são julgados”, explica o secretário.
O lançamento regional é nos dias 6 e 7 de março. O nacional, na próxima Quarta-feira de Cinzas.
Para esta manhã, está prevista uma análise da segurança pública no Brasil com o coordenador-geral do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, Fernando Matos. A participação do público é limitada e os interessados devem buscar informações através do telefone (81) 9913-5256.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CNBB