Hoje é o dia de “Corpus Christi”, sem duvida um dos dias mais especiais do ano, também pudera, o próprio Cristo passeara pelas ruas da cidade abençoando os lares, quantas curas, quantos milagres, quantas graças aconteceram… Deus seja louvado, por mais essa iniciativa de amor. São Tomas de Aquino dizia “Deus é amor em atos”, um Deus que não se contenta em ficar sentado em seu Divino Trono, mas sai vai ao encontro dos seus para revelar seu infinito amor, desde uma pequenina flor até a sua entrega na cruz, seus gestos dizem: Eu te amo meu filho(a).
O ano era 1263, um tempo de muitos questionamentos sobre a veracidade da presença de Jesus na Eucaristia, também pudera, o padre levanta o pão consagrando-o e ele continua pão, levanta o vinho consagrando-o e ele continua vinho, corpo de Cristo com gosto de pão, sangue de Cristo com sabor de vinho? até nisso sua misericórdia, quanto dificuldade teríamos de beber sangue e comer pedaço de seu corpo? Mas o Essencial esta ali. “Isto é o meu corpo…” proclamou e não isso representa o meu corpo, assim como era Deus feito homem, é corpo de Cristo feito pão, sangue de Cristo feito vinho. Continuando nossa historia… um padre de nome Pedro da cidade de Boemia na Alemanha, que Também tinha duvidas ( como muito de seus companheiros) sobre a verdade da transubstanciação , presenciou um milagre.
Em uma peregrinação que fazia de Praga a Roma, quando celebrava a missa na tumba de Santa Cristina, na cidade de Bolsena, Italia, após a Consagração começaram a cair gotas de sangue da hóstia consagrada sobre o corporal e os linhos litúrgicos, impressionado o Padre e os fiéis.
O Papa Urbano IV (1262-1264) , que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomas de Aquino, informado do milagre, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse a relíquia de Bolsena a Orvieto, isso foi realizado em procissão. O Pontíficie não se conteve e ansioso foi ao encontro do Bispo. Sobre a ponte do Rio Claro, hoje ponte do Sol, quando se encontro com o bispo, desceu de seu cavalo ajoelhou-se diante da relíquia eucarística e pronunciou as palavras: “Corpus Christi”, e depois mostrou a população da cidade. Ainda hoje se conservam, em Orvieto, os corporais onde se apóia o cálice e a patena durante a Missa e também se pode ver a pedra do altar em Bolsena, manchada de sangue.
No dia 11 de agosto de 1264 o Papa Urbano IV proclamou a bula “Transiturus”, que instituía para todo o cristianismo a Festa de Corpus Christi, em resposta aos Patarinis que negavam o sacramento da Eucaristia. Algumas semanas antes de pronunciar este importante ato, no dia 19 de julho, o Papa junto com seus cardeais e uma multidão de fiéis, fizeram uma solene procissão pelas ruas da cidade com o corporal manchado com o Sangue de Cristo, esta foi a primeira procissão da festa de Corpus Christi.
Bendito seja Deus que se deixa encontrar, sabe que o homem é incapaz de chegar até Ele, então sempre vem ao nosso encontro, nesse dia tão especial, leve sua família e amigos ao encontro do Cristo, e não o deixe simplesmente passar por sua vida… mas sim acontecer. Deixa Deus acontecer.