No dia 12 de novembro de 2010, às 19 horas, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa-MG, o Grupo de Estudo Bíblico SEMENTE promoveu uma palestra sobre a Encíclica Fides et Ratio em comemoração aos 25 anos de existência do Grupo.
Para ministrá-la, o palestrante convidado pelo grupo foi o Revmo. Sr. Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho.
Por ocasião da palestra, o Grupo SEMENTE elaborou uma lembrança de acolhida aos participantes com os seguintes dizeres: “CRER PARA ENTENDER E ENTENDER PARA CRER (Santo Agostinho)”.
O Grupo de Estudo Bíblico SEMENTE vem a público esclarecer que a autoria da frase acima é de Santo Anselmo e não de Santo Agostinho, como impresso na lembrança.
Esclarecemos ainda que a lembrança foi feita pelo grupo, de forma independente, sem o prévio conhecimento do Sr. Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho e que, portanto, o erro foi de inteira responsabilidade do Grupo SEMENTE.
Esclarecemos ainda que, quando o Cônego recebeu a lembrança, logo desconfiou que haveria um erro e, de forma prudente, prontificou-se a verificar a verdadeira autoria. Dessa forma, em email dirigido ao integrante Samuel no mesmo dia, ele alertou ao SEMENTE que a autoria da frase era de Santo Anselmo e não de Santo Agostinho.
Tão logo tomou conhecimento do erro, o Grupo procurou retratar-se publicamente no dia seguinte através de aviso feito na palestra do Prof. José Márcio Costa.
O Grupo também se utiliza deste site para retratar-se publicamente e pedir desculpas ao estimado palestrante e também a todos que estavam presentes no evento pelo erro.
Como nos advertiu o palestrante, de forma descontraída, não podemos deixar de reconhecer “o verdadeiro pai da criança”.
A Santo Anselmo, o devido reconhecimento pela frase tão bela!
Santo Anselmo, rogai por nós!
Respeitosamente,
GRUPO CATÓLICO DE ESTUDO BÍBLICO SEMENTE.