Evangelho da Semana (Evangelho (João 9,1.6-9.13-17.34-38)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.

8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”.
Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”
13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!”
16Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?”

17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”.
34Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade.
35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?” 36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.

– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.

No evangelho de hoje, percebemos Jesus curando um homem cego de nascença e fazendo com que a vida deste homem tome um novo rumo. E vamos nos deter justamente neste fato, pois o diferente aqui neste contexto é que a iniciativa não foi do homem, mas sim de Jesus. A palavra fala que Jesus ao passar viu um homem cego de nascença e foi… “cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego”. Com certeza, aquele homem nem via mais solução para o seu estado, já que durante toda a vida viveu desta forma. Só conseguia enxergar o nada ou uma grande escuridão e esta era sua companheira. Já devia também saber muito bem como se virar. A vida e as dificuldades ensinam e acabamos por nos acostumar!

No entanto, Jesus que sabia que a vida podia oferecer muito mais pra ele. Olhou-o e teve profunda compaixão. Foi impelido a tomar uma atitude e libertá-lo daquela cegueira. O homem só teve de se permitir ser tocado…e isto ele fez. Deixou que o Deus dos deuses o tocasse e o libertasse, seguindo cada uma das ordens para que sua cura fosse completa.

Hoje, Jesus vem até nós pra fazer a mesma coisa. Passa por nós e se compadece do nosso estado. Quantas situações em nossa vida temos como finitas, acabadas que nem recorremos ao Senhor para nos livrar. Quantas vezes, achamos que teremos de conviver com comportamentos, atitudes ou até mesmo doenças como se não existisse um Deus maior que tudo pode realizar.

Hoje, Deus nos convida a nos deixar ser tocados seja em nossa visão muitas vezes limitada de seu poder seja em nosso conformismo com as realidades em nós e ao nosso redor. Deixemos nos alcançar por Deus, deixemos que Ele nos livre de toda cegueira espiritual e emocional que acaba nos travando e impedindo de viver em Deus tudo o que Ele espera de nós. Por isso, cabe a nós agora um simples ato: abrir-nos ao seu toque e deixar que Ele faça em nós o que Ele desejar.

“Eu abro as portas do meu coração
Te dou livre acesso Senhor
Eu abro as portas do meu coração
Te dou livre acesso
Pois com teu braço forte, realizas prodígios
Pois com teu braço forte, Senhor, me ergues do chão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *