— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
8Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.
– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.
Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Por sobre as nuvens existe um lindo céu…
Hoje, pela Palavra de Deus, sinto que podemos refletir um pouco sobre a efemeridade da vida, isto é, nada que aqui vivemos é eterno, mas sim, “passageiro, temporário, transitório” (HOUAISS, 2009).
Nesta perspectiva temos, no evangelho de hoje, o anúncio desta realidade que, por sua vez, deve gerar em nós a esperança. Jesus nos fala, em primeiro lugar, que existe um lugar que está sendo preparado para nós! É isso mesmo, cuidadosamente, Jesus está preparando o nosso lugar junto do Pai. Isso pode nos levar a refletir, ainda, que não somos deste mundo, nem tampouco, de que tudo o que vivemos ou fazemos durante nossa vida termina aqui, mas ao contrário, existe um cantinho para nós bem ao lado de Deus.
Quantas vezes vivemos momentos tão bons e intensos, ou ao contrário, tão ruins, mas igualmente tão intensos que julgamos que estes momentos nos serão eternos não é verdade? Eis que, de repente, apesar de ao se tratar das horas difíceis, este “de repente” demora um pouco mais a surgir, mas enfim, “de repente”, aquele momento de dor ou de alegria que nos parecia eterno vai cedendo espaço para um novo tempo em nossa história e a vida vai seguindo o seu rumo. Este fato nos ensina que tudo o que vivemos neste mundo, sejam dias claros ou mesmo noites escuras, tem um tempo de vida, já que cremos que estamos à caminho de nossa morada eterna.
E por falar em estarmos à caminho, em sua conversa com os seus, Jesus também se revela como O caminho, a verdade e a vida, dizendo que ninguém pode ir ao Pai se não for por meio Dele. Desta forma, se quisermos chegar um dia à nossa morada definitiva é certo que precisamos, hoje, seguir por este caminho, ou seja, por Jesus. Ao andarmos com Jesus e de acordo com o que Ele nos aponta, encontraremos sempre a verdade em nossos atos, assim como a vida, tão almejada por todos nós. É como já nos dizia Pe. Léo, “se queres ter vida, encontre a Jesus que é A Vida”.
Peçamos a Jesus, durante esta semana, que nos abençoe a fim de que possamos ter renovada a certeza e a esperança de que Deus cuida de nós e também daqueles que nos são caros, não apenas nesta vida, como também, nos prepara um lugar ao seu lado onde será, então, nossa morada definitiva.