— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”.
– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.
Neste dia de Pentecostes, o Senhor vem nos lembrar e atualizar o cumprimento da Sua promessa de permanecer eternamente conosco, por meio do Seu Espírito Santo.
A Palavra nos diz que, por medo dos judeus, os discípulos haviam fechado as portas do lugar onde se encontravam. Jesus veio e pôs-se no meio deles, infundindo a paz e a alegria em seus corações. Em seguida foram enviados, cheios do Espírito Santo, para serem testemunhas da presença e da força do Ressuscitado.
A paz e a alegria são os primeiros frutos que experimentamos quando nos abrimos para o encontro com Jesus. Só quem pode arrebentar a nossa prisão interior é o Senhor que ressurgiu dos mortos, expulsando o medo, renovando as forças e nos enviando em missão. A libertação do irmão passa pelo nosso SIM a Deus, pela nossa abertura ao Seu Espírito, que nos capacita a sermos canais de Sua graça para a renovação da humanidade.
O Espírito Santo recria e renova a face da terra (Salmo 103), dando continuidade à missão de Jesus na vida de cada cristão que se abre à ação deste mesmo Espírito.
Aquilo que o homem não pode fazer por si mesmo, agora ele tem uma ajuda, um sustentáculo que o capacita a ser instrumento nas mãos de Deus para a transformação do seu ambiente, seja familiar, de trabalho, ou qualquer outro, onde as portas estejam fechadas à unidade, à fraternidade, à alegria, à paz, ao amor.
Ser cristão é ser revestido da presença e da força do Ressuscitado, presença esta capaz de mudar qualquer situação de vida, dando uma nova dimensão ao viver comunitário.
O sentido da pessoa e missão de Jesus, manifestado nos episódios da sua vida, paixão, morte e ressurreição, precisa estar bem gravado em nosso coração para que, crendo, vivamos uma vida autêntica, inseridos em sua missão, que é testemunhar o amor.
Que este Domingo de Pentecostes nos leve a repensar nossa condição de membros do corpo místico de Cristo, que é a Igreja, cuja cabeça é o próprio Cristo. Que num sincero exame de consciência possamos verificar se estamos acolhendo o poder do Espírito Santo em nossas vidas, permitindo que Ele apare as arestas e nos capacite para toda boa obra.
E que o Pai, e com Ele Jesus, que não nega o Espírito Santo aos que lhe pedirem, encha o nosso coração, neste tempo que se chama hoje, em resposta à nossa oração: Vinde, Espírito Santo. Amém!