— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor.
O Evangelho deste domingo e que te convido a refletir é belíssimo e nos faz pensar em várias coisas, desde os questionamentos de Jesus, as respostas dos discípulos até a postura de Pedro que culminou nele como nosso primeiro Papa, tamanha a sua fidelidade para com Deus.
No entanto, o que quero te convidar a refletir nesta semana que se inicia é o trecho dos versículos 15 e 16: “Então Jesus lhes perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’
Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo’”.
Sinto para nós nestes trechos um convite à reflexão. Sinto que Deus se vira pra cada um de nós e nos pergunta: E você? Quem diz que eu sou na sua vida? Nas suas dificuldades e nas suas alegrias. Como você tem me reconhecido pra si mesmo e para os demais? Que papel tenho desempenhado em sua vida? Tenho sido seu Salvador? Seu Messias?
Acredito que estes trechos do evangelho nos oferecem um momento propício para realizar um deserto interior e deixar emanar de nossa alma a resposta, tal qual aconteceu com Simão Pedro. Ele reconheceu pra si mesmo, para os outros e pra Jesus naquele momento o que o seu coração já havia entendido, ou seja, estava diante do Messias, o Rei Salvador de sua vida.
Tanto assumiu esta verdade que toda a sua trajetória de vida mudou. Mas o que eu quero dizer com isto?
Quero dizer pra mim e pra você que se reconhecemos Jesus como nosso Messias, nosso Salvador, não podemos nos permitir não mudar nossas atitudes dia após dia. Jesus é aquele que intervém em nossa trajetória e modifica tudo pra melhor. Não podemos nos permitir ficar nas situações como meras vítimas e passar pela vida reclamando. Precisamos juntamente com Jesus assumir a postura de que tudo pode ser diferente se eu assumir que o primeiro a mudar tem de ser eu em tudo. Independente do que você está vivendo, eu te convido a fazer esta experiência: olhe pra Jesus como teu Salvador, assuma isto pra si e pros outros e não deixe que as situações do dia a dia te acorrentem. Jesus já te salvou. Assuma isto!
Boa semana pra nós…e que venham as mudanças!
eu CELIA REGINA quero agradecer pois isso não é bom só para mim ,mas aos grupos biblicos que participo.
Caro amigos,
Os comentários e homilias da canção nova tem contribuído muito no meu amadurecimento espiritual.
Obrigado.
Vilmar de Belo Horizonte
Como posso explicar para as crianças da catequese eucaristica a palavra de Mateus 16 v 13:ao 18 num modo que eles possam entender melhor