Somos chamados a ser santos no tempo em que vivemos. Mas que tarefa difícil se visualizarmos todas as coisas aparentemente encantadoras, porém altamente perigosas, que o mundo nos oferece. Diante de tantos “encantos” e tentativas de nos seduzir, somos convocados a fazer parte de uma geração que luta e sonha por um mundo melhor, mas tendo, primeiramente em nós, o desejo de sermos transformados e testemunharmos que é sim possível viver uma vida longe das drogas, das bebedeiras, do sexo “livre”, das pornografias virtuais… Estar no serviço a Deus, dentro da Igreja, Grupo de Oração, mas pertencer à “ala” que ainda não se decidiu por completo a ser inteiramente de Deus é agradar a toda influência do maligno e das trevas que recaem sobre nós. Como dizia o saudoso Pe Léo, o demônio não se importa se metade da nossa vida está entregue a Deus e a outra metade está sob a subordinação de outras forças, ficar naquele famoso lugarzinho “em cima do muro” é de grande interesse para o mal, pois sempre existirão fendas e cicatrizes abertas que poderão sangrar indefinidamente… “Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos”. (João Paulo II)
O mundo talvez desconheça, mas temos um Deus maior que tudo isso, um Deus soberano, que venceu a morte e nos deu a vida em abundância, uma vida plena, uma vida para ser vivida da melhor forma possível. E esta melhor forma também inclui o desejo de buscar uma vida santa. Se nesse momento você já até tenha se esquecido do seu compromisso de ser santo, peça esta graça ao Espírito Santo, pela poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, para que seu coração seja purificado de toda sujeira, de experiências passadas que tanto lhe atormentam, de sentimentos ruins, falta de perdão na sua família, relacionamentos estragados, curas e libertações da sua alma. Peça a Deus que sua alma esteja branca e limpa como a neve no sentido de se purificar de toda malícia, das conversas e comentários maldosos. Peça a Deus que tudo aquilo que você venha a falar, todo o som que sair da sua boca, seja para edificar a comunidade e o seu irmão de caminhada.
O mundo todo deveria se espelhar em Nossa Senhora e compreender quão grande graça é estar íntimo do Senhor, cuidar de Jesus em nosso coração como Maria fez. Ela que amamentou e embalou o sono de Jesus, o recebeu vivo e morto em seus braços, é modelo a ser seguido. Peça a intercessão da Virgem Maria, aquela que não foi manchada pelo pecado, para lhe ajudar a caminhar com passos firmes em seu processo de santificação, buscar a santidade que Deus deseja que aconteça na sua vida, rogando ao Senhor da obra e autor de toda criação, que as pedras surgidas como obstáculos ao seu “prosseguir decididamente” sejam um trampolim para o seu crescimento e amadurecimento na fé, no serviço à Igreja, na sua vida enquanto um filho amado de Deus Pai!
As dificuldades surgirão na medida em que você se colocar de prontidão para cumprir o chamado, ou melhor, a convocação a ser santo no dia de hoje. Isso mesmo! Faça a experiência de ser santo hoje e assim durante cada dia de sua vida. Se tudo estiver muito fácil, muito cuidado, pois aquilo que antes pra você era pecado pode ter se tornado natural demais e talvez você esteja encarando e enxergando de uma forma que não é pelo olhar de Cristo. Não se engane diante do que o mundo prega a você. Combata o bom combate, lute a boa luta, rumo ao prêmio celeste, rumo à glória de Deus, pois “quando se é cristão não se para de lutar até chegar ao céu”.
Conte sempre com os irmãos de fé que Deus colocou no seu processo de fortalecimento, partilhando, rezando, convivendo… Mas tenha sempre em mente que a decisão de ser santo é inteiramente sua e deve partir do seu interior, do seu coração. E nunca deixe de contar com a ajuda do céu, dos santos anjos da guarda, da Virgem Maria e do nosso Deus maior que tanto nos ama e tanto quer nos ver bem e felizes, participando do banquete que Ele tem preparado para cada um de nós. Você quer se sentar à mesa do Reino de Deus? Acheguemo-nos, pois, confiantes diante do trono da graça, com o coração sincero e firmes na fé, como nos diz Paulo na carta aos Hebreus. Vamos ao encontro do Senhor, pois Ele nos espera e quer acolher a cada um de nós. Ele é Santo por excelência e deseja a nossa santidade e felicidade. Amém!
Amém…