Sem Deus não dá para viver: uma frase simples, mas resume o que é essencial para todos nós. Cada um tem sua batalha diária, Deus nos convida a lutarmos com Ele, a viver uma vida plena que apenas o Senhor pode dar.
Assim sendo, diante da palavra no Salmo 90, percebemos o cuidado de Deus para conosco, pois Ele é nosso refugio, nossa fortaleza e nossa confiança. “Caiam mil ao teu lado e dez mil à tua direita, a você nada atingirá” (Sl 90, 7). Portanto, com Deus somos mais fortes, ele é nosso rochedo, nossa fortaleza. Com ele nada temeremos.
O Salmo 124, 1-2 aprofunda nesse significado: a proteção de Deus para conosco são como os montes de Sião ao redor de Jerusalém, que não se abalam e formam uma fortaleza para proteger a cidade. O cuidado de Deus é da mesma maneira: somos protegidos como se existissem montes ao nosso redor, uma verdadeira fortaleza divina.
Ao caminhar com Jesus estamos protegidos do inimigo, por que Deus nos coloca uma armadura, e permanecemos firmes contra o maligno. Entretanto, se caminharmos sozinhos estaremos sem a armadura, seremos fracos, e o inimigo poderá nos atacar.
Sendo assim, a presença do Espírito Santo é imprescindível, pois é o próprio Espírito que renova e fortalece a armadura e não nos deixa batalhar sozinhos. “Eu o livrarei, porque a mim se apegou” (Sl 90, 14). Jesus é a razão do nosso viver, e ele ouve nosso clamor e nos envolve com a armadura, ou seja, a dependência no Espírito Santo é real e concreta, pois Ele é a presença de Deus, não nos deixa órfãos nem desprotegidos e nos aproxima do Senhor.
Temos que abandonar o medo de assumir que somos dependentes de Deus e precisamos afirmar que sem Ele não somos nada, que Ele é o centro da nossa vida e viver a certeza de que Sua mão poderosa nos protege e nos conduz. “O braço Dele é escudo e armadura” (Sl 90, 4).
Deste modo, proclamemos sempre: SEM DEUS NÃO DÁ PARA VIVER.